Pioneer deslumbra na CES 2017, com inovações na condução autónoma e entretenimento

January 4, 2017

Os últimos avanços tecnológicos para carros de todas as gerações são exibidos pela Pioneer na CES (Consumer Electronics Show) 2017, que começou esta semana em Las Vegas. Os participantes do maior encontro anual de tecnologia vai experimentar a condução em um veículo do futuro e conhecer a nova linha de produtos para o mercado norte-americano com soluções inovadoras em áudio e conectividade para transformar qualquer veículo, desde o clássico ao moderno dia.

Os últimos avanços tecnológicos para carros de todas as gerações foram exibidos pela Pioneer no CES (Consumer Electronics Show) de 2017 em Las Vegas. Desde experimentar veículos autônomos sem motorista até as mais inovadoras soluções de áudio e conectividade para transformar qualquer veículo, a gigante japonesa transportou os visitantes da maior feira anual de tecnologia em uma viagem para o futuro.

A companhia revelou sua visão do amanhã com suas tecnologias mais futuristas, concebidas para serem integradas a veículos que permitem tanto a condução convencional como a autônoma, reforçando assim a sua liderança na indústria automobilística. Nas demonstrações, a empresa exibiu o Advanced UX Cockpit para uma condução altamente automatizada, a tela Head-up com laser (HUD) e o sistema de detecção óptica de alcance de luz (LiDAR) para veículos.

A indústria prevê que dentro de 8 ou 10 anos as rodovias estarão repletas de veículos com sistemas de condução altamente automatizados. "A condução autônoma não é mais um conceito de futuro, é uma realidade", disse Russ Johnston, vice-presidente executivo de Marketing e Comunicação Corporativa da Pioneer Electronics (EUA) Inc.

"A Pioneer desempenha um papel fundamental nesta evolução do veículo automatizado, porque fornecemos soluções avançadas aos nossos parceiros do mercado de acessórios e OEM (Fabricantes de Equipamento Original). Na exposição deste ano, estamos destacando as tecnologias que ajudam a viabilizar a automatização dos veículos, mas também aquelas desenvolvidas para tornar cada viagem uma experiência de entretenimento mais agradável", acrescentou.

Na CES de 2016, a Pioneer lançou seu sistema de condução assistida com "consciência contextual". Neste ano, a empresa introduziu seu conceito de sistema de condução autônoma, um passo importante para tornar realidade os veículos automatizados SAE International Nivel 3[i].

O Nível 3 é definido como a automatização condicional do trabalho do motorista nos aspectos operacionais (direção, freio e aceleração do veículo na estrada) e táticos (responder a eventos, determinar quando mudar de pista, dobrar, utilizar sinalização, entre outros). Um dos maiores desafios tecnológicos da automatização de Nível 3 é criar uma transferência segura e confiável da condução automatizada à condução manual.

Condução automatizada Advanced UX Cockpit

O Advanced UX Cockpit apresenta três características principais:

1. Sistema de monitoramento do motorista

O estado do motorista deve ser monitorado para determinar se está alerta e é capaz de assumir a responsabilidade de estar no comando do veículo e assumir o controle da condução. Por esta razão, o sistema de monitoramento do motorista da Pioneer foi projetado para detectar as condições do motorista com tecnologia de reconhecimento facial e de imagem utilizada para estimar o nível de atenção, sonolência, tensão e fadiga.

·         Câmara de reconhecimento facial para determinar o estado e a condição do motorista

·         Monitor de frequência cardíaca para determinar o estado e a condição do motorista

·         Sensor de volante

·         Sensor de banco

·         Vibração do banco para melhorar o nível de alerta

1. Sensory UI

Em condições de condução altamente automatizadas, o motorista deverá monitorar a condição do veículo. Entretanto, espera-se que o motorista esteja disponível para assumir o controle do veículo ocasionalmente, mas com um tempo de transição suficientemente confortável e seguro.

A demonstração do Sensory UI promove uma operação confiável em modo de condução automatizada e durante a transição da condução automatizada à condução manual. O Sensory UI da Pioneer incorpora o uso da luz, do som direcional, do toque intuitivo e do vídeo para melhorar o reconhecimento do motorista e a capacidade de resposta aos comandos manuais.

§  3D-AUI com AR (Áudio/Som)

§  Laser HUD / tela para o motorista (Vídeo)

§  Painel LED (Luz)

§  Active Feely (sensor tátil)

§  Vibração dos bancos (sensação)

§  Fragrância UI (olfato)

1. Entretenimento para veículos automatizados de Nível 3

A condução autônoma do veículo também permitirá ao motorista experimentar um segundo tipo de operação e consumir mais informação, com recursos de entretenimento e outras opções que desempenham um papel mais importante.

§  Tela multimídia central (Entretenimento)

§  Gerador de som e aromas (Relaxamento)

§  Vibração dos bancos

§  Controle automático da posição do banco

Outra das demonstrações será a do segundo protótipo e dos conceitos Pioneer LiDAR, tanto do LiDAR Visão ampla (Wide View) como do LiDAR Triplo telescópico, o ecossistema de dados de mapas avançado que recolhe informação ambiental e dinâmica dos veículos na estrada e atualiza os dados de forma automática, e a tela Head-up (HUD).

As divisões OEM e pós-venda da Pioneer possuem uma longa trajetória de inovação na indústria. A divisão de OEM tem sido um fornecedor de confiança de primeiro nível para fabricantes de automóveis durante mais de 40 anos, mantendo relacionamentos de longa data com as marcas automotivas globais mais populares e respeitadas. Os motoristas com veículos mais antigos confiaram na divisão de acessórios da Pioneer para atender às suas demandas de melhor som e tecnologia avançada a partir dos anos 60, quando a empresa lançou sua primeira linha de rádios estereofônicos para veículos nos Estados Unidos. Nos últimos 50 anos, a Pioneer lançou produtos e recursos que revolucionaram a indústria, incluindo o primeiro reprodutor de CD para carros (1984), a primeira tecnologia OLED de cor única (1998), a primeira unidade principal baseada nos iPhone (AppRadio 1 em 2011), e a primeira combinação de Apple-CarPlay® e Android Auto™ numa unidade central.

Os produtos expostos na CES estão disponíveis apenas para o mercado dos EUA. Para conhecer os produtos disponíveis na América Latina, visite www.pioneer-latin.com, https://www.facebook.com/pioneerlatinamerica/  ou @Pioneer_latin no Instagram e Twitter.

[i] Em Janeiro de 2014, SAE Internacional criou a norma J3016: Taxonomia e definições de termos relacionados com os sistemas automatizados de condução de veículos de motor para fornecer taxonomia e definições comuns para a condução automatizada. O padrão identifica e enumera seis níveis na automatização da condução de "sem automatização" até "automatização completa".